Notícias

Q! INPUT: PARA QUE SERVE A MÚSICA?

Chegou o episódio 1 do INPUT, o novo programa quinzenal em podcast do Queremos! com novidades sobre música, cultura e tecnologia.

Para que serve a música? Talvez, num ano de pandemia mundial, a resposta para a pergunta pareça óbvia. Mas a verdade é que a música serve para muitas coisas, ou melhor, serve para o que você precisar - é por isso mesmo que, hoje, encontramos tantas playlists temáticas, muito mais que playlists separadas por gênero. Essa é a música funcional. E além dela, também vamos falar da volta tunada dos iPods, de música composta e impulsionada pela inteligência artificial, dos últimos lançamentos com os comentários de Renata Simões, e das novidades do Queremos!.

O Queremos! INPUT em podcast é uma produção do Queremos! e da produtora de áudio Sonido, com patrocínio da Heineken. O roteiro é de Ricardo Calazans e a apresentação é de Lucas Duque. Ouça abaixo ou na sua plataforma digital favorita!



O INPUT também é uma newsletter mensal, sempre com notícias, reflexões e insights sobre música, cultura e tecnologia. Assine. E da mesma forma que fazemos por lá, reunimos a seguir os links utilizados como referências no episódio 1 do INPUT:

Brian Eno

The New York Times: Brian Eno Film Music

iPod

GQ: Get An IPod

Mel Magazine: Classic iPod Revival

Reddit: iPod Classic

Inteligência Artificial

DW: Inteligência artificial completa 10ª Sinfonia de Beethoven

Daddy's Car

Billie Eilish

Youtube Blog: Youtube celebra 1 bilhão de views de Bad Guy reunindo milhares de covers de fãs em primeiro clipe infinito do mundo

Google

Techtudo: Google agora reconhece músicas por assobios

Ennio Morricone

El País: Ennio Morricone morre aos 91 anos

Palestra Fernando Anitelli (O Teatro Mágico)

TEDxBlumenau: Música Livre Quebrando Paradigmas

ÀATTOOXXÁ

Queremos! Dá a Letra: ÀATTOOXXÁ

Solange

Baú Queremos!: Solange no Circo Voador, 2013

Coluna Renata Simões

Queremos!: Kruder & Dorftmeister - Johnson

Queremos!: Arlo's Tunes Playlist

Queremos!: Lançamentos #Dezembro2020

  • podcast
  • input
Compartilhar

10 ÁLBUNS COMPLETANDO 50 ANOS

De Rolling Stones a Marvin Gaye, alguns dos discos mais brilhantes da história

Onde você estava em 1971? Dos artistas mais marcantes do final dos anos 50 ao final dos anos 60, muitos estavam em sua melhor fase! E é isso mesmo que esta lista do El País mostra: alguns dos lançamentos mais brilhantes de carreiras com longevidade completando 50 anos, entre títulos como Sticky Fingers, do The Rolling Stones; What's Going On, de Marvin Gaye; Pearl, de Janis Joplin; Construção, de Chico Buarque; Blue, de Joni Mitchell; e IV, do Led Zeppelin.

Compartilhar

A BATERIA QUE CRIOU O SOM DOS ANOS 80

"In The Air Tonight", de Phil Collins, transformou a estética musical dos hits oitentistas

Se você for ouvir uma playlist com os maiores hits dos anos 80, vai encontrar a estética dessa virada de bateria em dezenas ou até centenas dessas faixas. É a influência de Phil Collins e o clássico "In The Air Tonight" na música mundial, que completou 40 anos e segue um dos principais marcos artísticos do último século. Escrita em ré menor, o som dos tom-tons da bateria de Phil passou por um processo de efeito chamado "gated reverb". Esse efeito amplifica o som e o corta logo que as ondas de volume começam a diminuir, gerando uma batida potente, sem qualquer resquício de eco. Saiba mais na matéria do Nexo.

  • phil collins
Compartilhar

O ACERVO DIGITAL DE SÉRGIO RICARDO

Mais de 5 mil itens já estão disponíveis

Um dos maiores artistas brasileiros, o cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo acaba de ter sua obra imortalizada em um amplo acervo digital. O Sérgio Ricardo Memória Viva já está no ar, reunindo mais de 5 mil itens de sua produção ao longo das décadas, entre acervos iconográficos, musicais, literários, textuais e audiovisuais. Muitos desses são inéditos, e não param de chegar novos conteúdos. Navegue aqui.

  • sergio ricardo
Compartilhar

AS INVENTORAS DA MÚSICA DE VIDEOGAME

Seus nomes são Eímear Noone e Manami Matsumae.

Você já se perguntou quem compôs a trilha-sonora de alguns dos seus videogames favoritos? Ou melhor, você já se perguntou quando a música dos videogames se tornou uma "coisa"? Pois saiba: duas mulheres, Eímear Noone e Manami Matsumae, foram as responsáveis por tudo isso, criando alguns dos grandes ícones musicais em games dos anos 80 e 90 e formatando a indústria para as décadas seguintes. Conheça suas histórias no podcast da WIRED.

  • videogame
  • eimear noone
  • manami matsumae
Compartilhar

A RESILIÊNCIA DO HIP-HOP NA PANDEMIA

O rap é o novo pop?

Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, é verdade que todo o ecossistema da música buscou formas de reinvenção para sua sobrevivência. Mas se houve um movimento que não só encontrou formas de se manter, mas também de definir novos pilares e instituições para o futuro, foi o hip-hop e sua comunidade global.

Entre os detaques, estão o sucesso absoluto e instantâneo de Timbaland e Swizz Beats com a Verzuz TV, que foi de entretenimento para os isolados a um fenômeno cultural vital para seu público; a apresentação histórica de Travis Scott no jogo online Fortnite, assistida por quase 30 milhões de pessoas; a naturalização e viralização do uso do Cash.app como forma de apoiar artistas e pagar por merchandising; o fluxo de entrada de artistas em plataformas de streaming em vídeo, como o Twitch e até plataformas próprias, muitas vezes com venda de ingressos e formas recentes de monetização, com assinaturas digitais; a insurgência e consolidação de artistas vindos do TikTok, assim como o renascimento de clássicos em vídeos de desafios na plataforma; e muito mais. Leia uma reportagem completa sobre o assunto na XXL.

  • hip hop
  • coronavirus
Compartilhar

UMA PLAYLIST POR ARLO PARKS‎‎‎‎‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎

Arlo's Tunes é uma playlist de Arlo Parks, sim, aquela artista que o Queremos! fala o tempo todo aqui no site! Arlo é dona de alguns dos singles mais deliciosos dos últimos anos e sempre é bom conhecer um pouco mais do que acaba inspirando quem nos inspira. O conteúdo foi mencionado no 1º episódio do Queremos! INPUT em podcast, e aqui está o link para a playlist no Spotify. Aproveite!

  • arlo parks
  • playlist
Compartilhar

JOHN LENNON: 80 ANOS

Nesta semana, John Lennon completaria 80 anos de idade. À frente dos Beatles e em carreira solo, Lennon se tornou não só um dos artistas, mas um dos seres humanos mais influentes da história, propulsor de uma importante mensagem de paz e fraternidade ao mundo.

Selecionamos alguns conteúdos interessantes em sua memória. Uma entrevista imperdível de John e Yoko Ono para a Playboy em 1975, a única feita durante seus períodos afastados da imprensa; uma reportagem completa da NBC News sobre seus últimos anos em vida; e uma matéria do Daily Beats com memórias de familiares e amigos nesta data. Salve, Lennon!

  • john lennon
  • yoko ono
Compartilhar

Q! INDICA: 'AMARELO - É TUDO PRA ONTEM'

Emicida, um dos artistas mais importantes da nossa geração, vem agora com um documentário urgente, essencial e genial. "AmarElo - É Tudo Pra Ontem", é uma aula de cultura brasileira, dando o destaque merecido a personagens negros quase nunca celebrados como merecem, tudo embalado pelo show de lançamento do incrível álbum "AmarElo", gravado no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019. Temos acesso a imagens do inicio da carreira do rapper, aos bastidores da gravação do disco, repleto de participações mais do que especiais. Impossível não se emocionar com o show em si. Imperdível!

  • queremos indica
  • emicida
Compartilhar

THE MUSIC LOCKER: O NOVO CLUBE DE GTA

Durante 2019 e 2020, diversas edições da newsletter do Queremos! INPUT falaram da relação entre música e jogos, entre passado e futuro, apontando também os últimos feitos desse encontro que tem ido de trilhas-sonoras a festivais in-game.

A próxima experiência do tipo será o The Music Locker, um clube noturno dentro GTA Online, que fica disponível com a atualização The Cayo Perico Heist no próximo dia 15. A boate fica no The Diamond Casino & Resort, em East Los Santos, e conta com residências já marcadas de nomes como Moodymann, Keinemusik e Palms Trax. O The Music Locker também terá uma área VIP, onde é possível beber champagne separado do público.

Qual é o seu nome de usuário? Vamos?

  • the music locker
  • gta online
Compartilhar

AS ÚLTIMAS DA ÁFRICA

Da ascensão meteórica de Burna Boy ao pop experimental e rítmico do Nyege Nyege Festival, a África nos últimos anos levou ao mundo artistas pop e projetos de contextos e gêneros plurais, revitalizando manifestações culturais que vão da espiritualidade ao afrobeat — um movimento de reapropriação genuína das raízes musicais através da ancestralidade. Saiba mais sobre a insurgência de potências da África Ocidental neste podcast da Pitchfork; sobre a evolução dos Afrobeats desde Fela Kuti neste artigo do The Elephant; e sobre a nova cena de rap africano nesta matéria da DJ Mag.

  • burna boy
  • nyege nyege festival
Compartilhar

NOVAS FREQUÊNCIAS: 1 A 13 DE DEZEMBRO

O Festival Novas Frequências chega à décima edição nesta quarta-feira (01/12) e os brasileiros não têm do que reclamar. Pela primeira vez, a programação do evento, que este ano acontece em formato digital por causa da pandemia de Covid-19, será cem por cento nacional e poderá ser assistida no próprio site do evento. “Num momento em que a já naturalmente fragilizada cena de música de invenção se apresenta de forma ainda mais delicada, se faz completamente necessário o apoio a classe artística local”, explica Chico Dub, diretor e curador do festival.

De 1 a 13 de dezembro, serão apresentados artistas de 13 estados do país, mas sem lives ou qualquer outro formato ao vivo. Em vez de buscar emulações ou simulacros para substituir a experiência presencial, a proposta é criar novas formas de apresentação a partir de vídeos pré-produzidos e conteúdos multilinguagem. Reflexões político sociais feitas, por exemplo, a partir de sons da diáspora africana ou de investigações cotidianas sobre os sons da quarentena, são apresentadas na forma de trabalhos audiovisuais, videoarte, curta-metragem, vídeo-ensaios, experimentos com som imersivo, podcasts, websites etc.

Principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, o Nova Frequências terá a letra “X” como tema central da décima edição. “Chegar aos 10 anos é uma marca histórica para a cena de música experimental no país e isso precisa ser grifado com todas as cores. Não foi fácil chegar até aqui, 2020 não está sendo fácil e não será nada fácil continuar no futuro próximo”, explica Chico Dub. “E é por isso que o Novas Frequências chega aos 10 anos trazendo como tema central o ‘X’. Referência imediata ao número romano, mas também ao ‘X’ de indefinição, de incógnita, de oposição, de enfrentamento, de ruptura, de negação, de colaboração, de pluralidade, de feminino, de não-binarismo e de tantos significados imbuídos neste símbolo tão rico e potente”.

Confira a programação da 10ª edição do Festival Novas Frequências e saiba mais sobre o evento em https://novasfrequencias.com/2020/.

  • festival novas frequencias
Compartilhar

QUEREMOS! INPUT: PILOTO

INPUT é o novo programa quinzenal em podcast do Queremos!, com novidades sobre música, cultura e tecnologia. Num ano totalmente atípico, a música foi a tábua de salvação de muita gente. Neste programa, vamos falar da importância da música para a nossa saúde e autoestima e mostrar porque cantar e descobrir novos sons são gestos mais do que bem-vindos para enfrentar qualquer situação. Também vamos falar dos últimos lançamentos, com os comentários de Guilherme Guedes, e das novidades do Queremos!

O Queremos! INPUT em podcast é uma produção do Queremos! e da produtora de áudio Sonido, com patrocínio da Heineken. O roteiro é de Ricardo Calazans e a apresentação é de Lucas Duque.

O INPUT também é uma newsletter mensal, sempre com notícias, reflexões e insights sobre música, cultura e tecnologia. Assine.

  • podcast
  • input
Compartilhar

45 DOCS MUSICAIS VIA STREAMING

Com tantas plataformas de streaming diferentes, a verdade é que fica difícil escolher entre as centenas de documentários musicais disponíveis agora para descobrirmos mais sobre o que nos move. A curadoria de conteúdo torna-se então essencial neste caminho, reunindo e apresentando seleções imperdíveis de títulos que precisamos assistir.

O Brooklyn Vegan separou 45 títulos documentários incríveis para os amantes da música, de "Pick it Up - Ska in the 90's" a "Grass is Greener" e "Breadcrumb Trail". Veja a lista completa aqui.

  • documentarios
  • lista
Compartilhar

QUEREMOS! INPUT: TEASER

O Queremos! INPUT é um programa quinzenal em podcast do Queremos! com novidades, análises e entrevistas sobre o vasto universo musical. O INPUT surgiu em 2017 como newsletter mensal, em que apresentamos para nossos assinantes um compilado editorial com notícias, reflexões e insights sobre música, cultura e tecnologia.


A música impulsiona comportamentos, é impulsionada pela tecnologia e tudo isso influi na cultura que a gente vive. O INPUT em Podcast também fica de olho nesses choques e transformações, capta tendências e sentimentos e traz as notícias do Queremos!, lançamentos musicais e mais histórias surpreendentes.


O Queremos! INPUT é uma produção do Queremos! e da produtora de áudio Sonido. O patrocínio é da Heineken, os roteiros são de Ricardo Calazans e a apresentação é de Lucas Duque. Ouça agora o trailer do podcast:


  • podcast
  • queremos input
Compartilhar

MUSICMAP: UMA ÁRVORE GENEALÓGICA

E falando em descobrir músicas, a pesquisa por gêneros é sempre uma das melhores técnicas para conhecer novos artistas. Nesse quesito, o Musicmap ajuda muito: a plataforma é o resultado de um estudo de 8 anos que conseguiu mapear a história da música popular em um ambiente interativo com mais de 230 gêneros e sua correlações históricas, da música erudita de 1870 ao pop contemporâneo de 2016, transformando-o em uma verdadeira árvore genealógica da música moderna. A visita ao site é obrigatória!

  • noticias
  • musicmap
Compartilhar

RAP E TWITCH: UM CASO DE AMOR

Para muito além da pandemia e do crescimento exponencial do live streaming, a conexão entre o hip-hop e os gamers é antiga. Não à toa, o Twitch tem investido nesse caso de amor: alguns dos principais nomes do rap nacional já tem suas TV’s na plataforma, entre Criolo, Filipe Ret, Marcelo D2 e Emicida com o Laboratório Fantasma (além de BaianaSystem, Jaloo, Kondzilla, Mel, Só Track Boa e Tropkillaz). E o conteúdo não é show não: espere por aulas de beat, composição, conversas filosóficas e muito mais. A aposta é essa: conteúdo independente, do artista para o fã, com editorias que vão além do som e que buscam novos formatos de conexão e engajamento. Leia mais na matéria da Rolling Stone.

  • noticias
  • twitch
  • rap
Compartilhar

MASSIVE ATTACK: O FUTURO DA LIVE MUSIC

Ativistas climáticos e da sustentabilidade há décadas, o Massive Attack iniciou em 2019 uma pesquisa em parceria com o Tyndall Centre for Climate Change para mapear as pegadas de carbono de suas turnês mundiais. O objetivo era encontrar opções de rápida implementação para reduzir drasticamente a emissão de gases em shows e festivais, que seriam demonstradas em uma apresentação do grupo em 2020. Devido à pandemia, o show não aconteceu. Mas você pode assistir a um novo minidocumentário produzido pela banda com mais informações sobre o projeto, que continua ativo em busca de um novo horizonte para a indústria da música ao vivo.


  • noticias
  • massive attack
  • live music
Compartilhar

O Queremos! faz uso de cookies para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando, você concorda com essa prática, bem como manifesta seu consentimento quanto ao fornecimento, coleta e tratamento de seus dados para as finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.