Notícias

AS ÚLTIMAS DA ÁFRICA

Da ascensão meteórica de Burna Boy ao pop experimental e rítmico do Nyege Nyege Festival, a África nos últimos anos levou ao mundo artistas pop e projetos de contextos e gêneros plurais, revitalizando manifestações culturais que vão da espiritualidade ao afrobeat — um movimento de reapropriação genuína das raízes musicais através da ancestralidade. Saiba mais sobre a insurgência de potências da África Ocidental neste podcast da Pitchfork; sobre a evolução dos Afrobeats desde Fela Kuti neste artigo do The Elephant; e sobre a nova cena de rap africano nesta matéria da DJ Mag.

  • burna boy
  • nyege nyege festival
Compartilhar

AS INVENTORAS DA MÚSICA DE VIDEOGAME

Você já se perguntou quem compôs a trilha-sonora de alguns dos seus videogames favoritos? Ou melhor, você já se perguntou quando a música dos videogames se tornou uma "coisa"? Pois saiba: duas mulheres, Eímear Noone e Manami Matsumae, foram as responsáveis por tudo isso, criando alguns dos grandes ícones musicais em games dos anos 80 e 90 e formatando a indústria para as décadas seguintes. Conheça suas histórias no podcast da WIRED.

  • videogame
  • eimear noone
  • manami matsumae
Compartilhar

A RESILIÊNCIA DO HIP-HOP NA PANDEMIA

Em 2020, durante a pandemia do coronavírus, é verdade que todo o ecossistema da música buscou formas de reinvenção para sua sobrevivência. Mas se houve um movimento que não só encontrou formas de se manter, mas também de definir novos pilares e instituições para o futuro, foi o hip-hop e sua comunidade global.

Entre os detaques, estão o sucesso absoluto e instantâneo de Timbaland e Swizz Beats com a Verzuz TV, que foi de entretenimento para os isolados a um fenômeno cultural vital para seu público; a apresentação histórica de Travis Scott no jogo online Fortnite, assistida por quase 30 milhões de pessoas; a naturalização e viralização do uso do Cash.app como forma de apoiar artistas e pagar por merchandising; o fluxo de entrada de artistas em plataformas de streaming em vídeo, como o Twitch e até plataformas próprias, muitas vezes com venda de ingressos e formas recentes de monetização, com assinaturas digitais; a insurgência e consolidação de artistas vindos do TikTok, assim como o renascimento de clássicos em vídeos de desafios na plataforma; e muito mais. Leia uma reportagem completa sobre o assunto na XXL.

  • hip hop
  • coronavirus
Compartilhar

Q! INPUT: PARA QUE SERVE A MÚSICA?

Chegou o episódio 1 do INPUT, o novo programa quinzenal em podcast do Queremos! com novidades sobre música, cultura e tecnologia.

Para que serve a música? Talvez, num ano de pandemia mundial, a resposta para a pergunta pareça óbvia. Mas a verdade é que a música serve para muitas coisas, ou melhor, serve para o que você precisar - é por isso mesmo que, hoje, encontramos tantas playlists temáticas, muito mais que playlists separadas por gênero. Essa é a música funcional. E além dela, também vamos falar da volta tunada dos iPods, de música composta e impulsionada pela inteligência artificial, dos últimos lançamentos com os comentários de Renata Simões, e das novidades do Queremos!.

O Queremos! INPUT em podcast é uma produção do Queremos! e da produtora de áudio Sonido, com patrocínio da Heineken. O roteiro é de Ricardo Calazans e a apresentação é de Lucas Duque. Ouça abaixo ou na sua plataforma digital favorita!



O INPUT também é uma newsletter mensal, sempre com notícias, reflexões e insights sobre música, cultura e tecnologia. Assine. E da mesma forma que fazemos por lá, reunimos a seguir os links utilizados como referências no episódio 1 do INPUT:

Brian Eno

The New York Times: Brian Eno Film Music

iPod

GQ: Get An IPod

Mel Magazine: Classic iPod Revival

Reddit: iPod Classic

Inteligência Artificial

DW: Inteligência artificial completa 10ª Sinfonia de Beethoven

Daddy's Car

Billie Eilish

Youtube Blog: Youtube celebra 1 bilhão de views de Bad Guy reunindo milhares de covers de fãs em primeiro clipe infinito do mundo

Google

Techtudo: Google agora reconhece músicas por assobios

Ennio Morricone

El País: Ennio Morricone morre aos 91 anos

Palestra Fernando Anitelli (O Teatro Mágico)

TEDxBlumenau: Música Livre Quebrando Paradigmas

ÀATTOOXXÁ

Queremos! Dá a Letra: ÀATTOOXXÁ

Solange

Baú Queremos!: Solange no Circo Voador, 2013

Coluna Renata Simões

Queremos!: Kruder & Dorftmeister - Johnson

Queremos!: Arlo's Tunes Playlist

Queremos!: Lançamentos #Dezembro2020

  • podcast
  • input
Compartilhar

UMA PLAYLIST POR ARLO PARKS‎‎‎‎‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎ ‎‏‏‎

Arlo's Tunes é uma playlist de Arlo Parks, sim, aquela artista que o Queremos! fala o tempo todo aqui no site! Arlo é dona de alguns dos singles mais deliciosos dos últimos anos e sempre é bom conhecer um pouco mais do que acaba inspirando quem nos inspira. O conteúdo foi mencionado no 1º episódio do Queremos! INPUT em podcast, e aqui está o link para a playlist no Spotify. Aproveite!

  • arlo parks
  • playlist
Compartilhar

JOHN LENNON: 80 ANOS

Nesta semana, John Lennon completaria 80 anos de idade. À frente dos Beatles e em carreira solo, Lennon se tornou não só um dos artistas, mas um dos seres humanos mais influentes da história, propulsor de uma importante mensagem de paz e fraternidade ao mundo.

Selecionamos alguns conteúdos interessantes em sua memória. Uma entrevista imperdível de John e Yoko Ono para a Playboy em 1975, a única feita durante seus períodos afastados da imprensa; uma reportagem completa da NBC News sobre seus últimos anos em vida; e uma matéria do Daily Beats com memórias de familiares e amigos nesta data. Salve, Lennon!

  • john lennon
  • yoko ono
Compartilhar

Q! INDICA: 'AMARELO - É TUDO PRA ONTEM'

Emicida, um dos artistas mais importantes da nossa geração, vem agora com um documentário urgente, essencial e genial. "AmarElo - É Tudo Pra Ontem", é uma aula de cultura brasileira, dando o destaque merecido a personagens negros quase nunca celebrados como merecem, tudo embalado pelo show de lançamento do incrível álbum "AmarElo", gravado no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019. Temos acesso a imagens do inicio da carreira do rapper, aos bastidores da gravação do disco, repleto de participações mais do que especiais. Impossível não se emocionar com o show em si. Imperdível!

  • queremos indica
  • emicida
Compartilhar

THE MUSIC LOCKER: O NOVO CLUBE DE GTA

Durante 2019 e 2020, diversas edições da newsletter do Queremos! INPUT falaram da relação entre música e jogos, entre passado e futuro, apontando também os últimos feitos desse encontro que tem ido de trilhas-sonoras a festivais in-game.

A próxima experiência do tipo será o The Music Locker, um clube noturno dentro GTA Online, que fica disponível com a atualização The Cayo Perico Heist no próximo dia 15. A boate fica no The Diamond Casino & Resort, em East Los Santos, e conta com residências já marcadas de nomes como Moodymann, Keinemusik e Palms Trax. O The Music Locker também terá uma área VIP, onde é possível beber champagne separado do público.

Qual é o seu nome de usuário? Vamos?

  • the music locker
  • gta online
Compartilhar

NOVAS FREQUÊNCIAS: 1 A 13 DE DEZEMBRO

O Festival Novas Frequências chega à décima edição nesta quarta-feira (01/12) e os brasileiros não têm do que reclamar. Pela primeira vez, a programação do evento, que este ano acontece em formato digital por causa da pandemia de Covid-19, será cem por cento nacional e poderá ser assistida no próprio site do evento. “Num momento em que a já naturalmente fragilizada cena de música de invenção se apresenta de forma ainda mais delicada, se faz completamente necessário o apoio a classe artística local”, explica Chico Dub, diretor e curador do festival.

De 1 a 13 de dezembro, serão apresentados artistas de 13 estados do país, mas sem lives ou qualquer outro formato ao vivo. Em vez de buscar emulações ou simulacros para substituir a experiência presencial, a proposta é criar novas formas de apresentação a partir de vídeos pré-produzidos e conteúdos multilinguagem. Reflexões político sociais feitas, por exemplo, a partir de sons da diáspora africana ou de investigações cotidianas sobre os sons da quarentena, são apresentadas na forma de trabalhos audiovisuais, videoarte, curta-metragem, vídeo-ensaios, experimentos com som imersivo, podcasts, websites etc.

Principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, o Nova Frequências terá a letra “X” como tema central da décima edição. “Chegar aos 10 anos é uma marca histórica para a cena de música experimental no país e isso precisa ser grifado com todas as cores. Não foi fácil chegar até aqui, 2020 não está sendo fácil e não será nada fácil continuar no futuro próximo”, explica Chico Dub. “E é por isso que o Novas Frequências chega aos 10 anos trazendo como tema central o ‘X’. Referência imediata ao número romano, mas também ao ‘X’ de indefinição, de incógnita, de oposição, de enfrentamento, de ruptura, de negação, de colaboração, de pluralidade, de feminino, de não-binarismo e de tantos significados imbuídos neste símbolo tão rico e potente”.

Confira a programação da 10ª edição do Festival Novas Frequências e saiba mais sobre o evento em https://novasfrequencias.com/2020/.

  • festival novas frequencias
Compartilhar

QUEREMOS! INPUT: PILOTO

INPUT é o novo programa quinzenal em podcast do Queremos!, com novidades sobre música, cultura e tecnologia. Num ano totalmente atípico, a música foi a tábua de salvação de muita gente. Neste programa, vamos falar da importância da música para a nossa saúde e autoestima e mostrar porque cantar e descobrir novos sons são gestos mais do que bem-vindos para enfrentar qualquer situação. Também vamos falar dos últimos lançamentos, com os comentários de Guilherme Guedes, e das novidades do Queremos!

O Queremos! INPUT em podcast é uma produção do Queremos! e da produtora de áudio Sonido, com patrocínio da Heineken. O roteiro é de Ricardo Calazans e a apresentação é de Lucas Duque.

O INPUT também é uma newsletter mensal, sempre com notícias, reflexões e insights sobre música, cultura e tecnologia. Assine.

  • podcast
  • input
Compartilhar

45 DOCS MUSICAIS VIA STREAMING

Com tantas plataformas de streaming diferentes, a verdade é que fica difícil escolher entre as centenas de documentários musicais disponíveis agora para descobrirmos mais sobre o que nos move. A curadoria de conteúdo torna-se então essencial neste caminho, reunindo e apresentando seleções imperdíveis de títulos que precisamos assistir.

O Brooklyn Vegan separou 45 títulos documentários incríveis para os amantes da música, de "Pick it Up - Ska in the 90's" a "Grass is Greener" e "Breadcrumb Trail". Veja a lista completa aqui.

  • documentarios
  • lista
Compartilhar

QUEREMOS! INPUT: TEASER

O Queremos! INPUT é um programa quinzenal em podcast do Queremos! com novidades, análises e entrevistas sobre o vasto universo musical. O INPUT surgiu em 2017 como newsletter mensal, em que apresentamos para nossos assinantes um compilado editorial com notícias, reflexões e insights sobre música, cultura e tecnologia.


A música impulsiona comportamentos, é impulsionada pela tecnologia e tudo isso influi na cultura que a gente vive. O INPUT em Podcast também fica de olho nesses choques e transformações, capta tendências e sentimentos e traz as notícias do Queremos!, lançamentos musicais e mais histórias surpreendentes.


O Queremos! INPUT é uma produção do Queremos! e da produtora de áudio Sonido. O patrocínio é da Heineken, os roteiros são de Ricardo Calazans e a apresentação é de Lucas Duque. Ouça agora o trailer do podcast:


  • podcast
  • queremos input
Compartilhar

MUSICMAP: UMA ÁRVORE GENEALÓGICA

E falando em descobrir músicas, a pesquisa por gêneros é sempre uma das melhores técnicas para conhecer novos artistas. Nesse quesito, o Musicmap ajuda muito: a plataforma é o resultado de um estudo de 8 anos que conseguiu mapear a história da música popular em um ambiente interativo com mais de 230 gêneros e sua correlações históricas, da música erudita de 1870 ao pop contemporâneo de 2016, transformando-o em uma verdadeira árvore genealógica da música moderna. A visita ao site é obrigatória!

  • noticias
  • musicmap
Compartilhar

RAP E TWITCH: UM CASO DE AMOR

Para muito além da pandemia e do crescimento exponencial do live streaming, a conexão entre o hip-hop e os gamers é antiga. Não à toa, o Twitch tem investido nesse caso de amor: alguns dos principais nomes do rap nacional já tem suas TV’s na plataforma, entre Criolo, Filipe Ret, Marcelo D2 e Emicida com o Laboratório Fantasma (além de BaianaSystem, Jaloo, Kondzilla, Mel, Só Track Boa e Tropkillaz). E o conteúdo não é show não: espere por aulas de beat, composição, conversas filosóficas e muito mais. A aposta é essa: conteúdo independente, do artista para o fã, com editorias que vão além do som e que buscam novos formatos de conexão e engajamento. Leia mais na matéria da Rolling Stone.

  • noticias
  • twitch
  • rap
Compartilhar

MASSIVE ATTACK: O FUTURO DA LIVE MUSIC

Ativistas climáticos e da sustentabilidade há décadas, o Massive Attack iniciou em 2019 uma pesquisa em parceria com o Tyndall Centre for Climate Change para mapear as pegadas de carbono de suas turnês mundiais. O objetivo era encontrar opções de rápida implementação para reduzir drasticamente a emissão de gases em shows e festivais, que seriam demonstradas em uma apresentação do grupo em 2020. Devido à pandemia, o show não aconteceu. Mas você pode assistir a um novo minidocumentário produzido pela banda com mais informações sobre o projeto, que continua ativo em busca de um novo horizonte para a indústria da música ao vivo.


  • noticias
  • massive attack
  • live music
Compartilhar

O Queremos! faz uso de cookies para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando, você concorda com essa prática, bem como manifesta seu consentimento quanto ao fornecimento, coleta e tratamento de seus dados para as finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.